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Ferroviário é uma profissão antiga, e sua importância segue em evidência, haja vista a necessidade cada dia mais de investimentos em mobilidade urbana, com o desenvolvimento do transporte público sustentável, o qual o modal ferroviário é uma opção, pois esse tipo de transporte apresenta características importantes de acessibilidade, conforto, pontualidade, preço e capacidade de usuários.

Nos grandes centros urbanos do mundo a presença do trem como opção de transporte ocupa um lugar de destaque. Entre os países da Europa, o meio mais econômico de se viajar é de trem.

30 de setembro é comemorado o Dia do Ferroviário. Conhecido desde os tempos da chegada dos portugueses ao Brasil, os “Funcionários dos caminhos de ferro” - origem etimológica para o termo, presenciaram vários ciclos de desenvolvimento do País, em alguns deles trabalhando na principal via de transporte, como foi o caso do ciclo do café, entre a segunda metade do século XIX e começo do XX. 

A profissão de manobrador é uma função exclusiva da ferrovia

Em homenagem ao Dia do Ferroviário, trazemos exemplos de algumas funções na CBTU Maceió exclusivas da categoria: são os maquinistas, os agentes de estação, os manobradores e os artífices de via permanente.

Funções exclusivas

Os maquinistas são os condutores de trens e VLTs. Já os agentes de estação são os responsáveis pelo planejamento, movimentação e controle dos vagões, fornecimento de informações operacionais, atendimento ao cliente nos terminais e vagões.

Cláudio Nobre é um dos maquinistas da CBTU Maceió 

Os manobradores de ferrovia são aqueles que fazem as manobras de locomotivas e vagões, dentro e fora dos pátios, auxiliam os operadores nas manobras de trens, fazem a operação de aparelho de mudança de via, controle dos pátios de manobra, revisão de veículos ferroviários, dentre outras atividades. E o artífice de via permanente exerce multitarefas, como serviços manuais em diversas áreas, como manutenção preventiva e corretiva em sistemas elétricos, hidráulicos, telefonia, móveis, portas e janelas, pisos e revestimentos e divisórias dos trens.

Ferrovia Segura

Um exemplo desses profissionais que atuam com funções específicas de ferroviários, é o manobrista Ricardo Vieira, há 19 anos na CBTU, conta que fez vários concursos e não se arrepende da opção que fez ao entrar na CBTU. “Gosto muito do que faço”, diz.

Ricardo é manobrador da CBTU Maceió desde 2005

Ricardo ressalta que sua atividade profissional está muito ligada com a segurança da ferrovia. “O manobrista deve ter muita atenção, pois uma manobra errada pode ocasionar uma colisão entre composições. Além disso, o manobrista deve sempre ter cuidado de se certificar que o maquinista pare antes da agulha para que, assim, ele dê o sinal positivo ao maquinista para adentrar a estação”, conta. E destaca que gosta do que faz porque é um trabalho tranquilo, “gosto das pessoas, do trabalho em equipe que executamos, que cada setor é dependente um do outro para que ocorra o trabalho perfeitamente”.

Maceió, 25 de setembro de 2024.

Ana Cristina de Moraes Sampaio
Assessoria de Comunicação
Comak