trem-anima

 

 

O dia 21 de setembro foi escolhido como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
A data tornou-se oficial através da Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência (PcD) em todas as esferas da sociedade, incluindo a luta anti-capacitista.

A CBTU Natal entende a importância dos direitos voltados para as pessoas com deficiência e a necessidade de ações que promovam a inclusão desses usuários no Sistema de Trens Urbanos. Nossas estações são pensadas para que haja acessibilidade, como a Estação Natal, que possui rampa para acesso ao trem e a Estação de Parnamirim, que possui rampa e corrimão na entrada.

Estão em construção quatro estações novas em substituição às antigas - Capitão-Mor Gouveia, em Felipe Camarão; Baraúna, no bairro das Quintas; João Medeiros e Soledade, ambas no bairro Potengi. Estão em processo de licitação as estações: Cidade Satélite e Nova Natal.

As novas estações serão fechadas, totalmente acessíveis, oferecendo conforto e comodidade aos usuários, incluindo bilhetagem eletrônica.

SAIBA MAIS: Considera-se pessoa com deficiência (PcD) aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. (Lei nº 13.146/2015)