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O Projeto Salvador representa uma parceria entre a União, o Estado da Bahia e o Município de Salvador. São investimentos que totalizam US$ 307 milhões, num projeto que envolve a construção de 11,9 km de via dupla eletrificada no trecho Lapa-Pirajá, dos quais 5,8 km em nível, 4,7 km em elevado e 1,4 km de túneis.

O Projeto Salvador representa uma parceria entre a União, o Estado da Bahia e o Município de Salvador. São investimentos que totalizam US$ 307 milhões, num projeto que envolve a construção de 11,9 km de via dupla eletrificada no trecho Lapa-Pirajá, dos quais 5,8 km em nível, 4,7 km em elevado e 1,4 km de túneis.

Também faz parte do Projeto a modernização do trecho eletrificado existente entre Calçada e Paripe, num total de 13,5 km, possibilitando sua integração ao sistema de transporte da região. O término das obras deverá se dar em 2003, quando o Sistema estará transportando 200 mil passageiros por dia.

A data para a transferência do Sistema da CBTU para a Companhia de Transportes de Salvador – CTS encontra-se em negociação. A participação da Prefeitura e do Estado da Bahia na gestão do sistema existente se dá desde agosto de 1999.

No ano de 2000 ocorreu o início efetivo da implantação das obras de construção do Metrô de Salvador, trecho Lapa-Pirajá.

A evolução das ações institucionais, visando a regionalização da administração da STU/SAL, se deu pela aprovação da Programação de Transferência do Sistema de Trens Urbanos de Salvador, incluindo o Modelo de Co-gestão e o Manual de Movimentação de Recursos entre a CBTU e a CTS.

Destacaram-se as seguintes realizações:

Início do programa de reassentamento;

• Início das obras civis;

• Conclusão da licitação para seleção do consórcio responsável pelo fornecimento do material rodante, sistemas de sinalização, telecomunicações e concessão do Sistema;

• Definição do Plano de Investimentos para reabilitação do trecho Calçada – Paripe e

• Realização de concurso público com a aprovação de 18 candidatos.